SELECIONE NO PAINEL E CLIQUE NO LINK QUE DESEJA
Busca Google Busca Ache Certo Busca Ask Busca Alta Vista Busca Yahoo Cadê Busca Bing Reuters
Caminhos da Consciência Conversinha ao Pé do Ouvido Mistérios Revelados Terra UOL
Busca Google Busca Ache Certo Busca Aonde Busca Alta Vista Busca Cadê MSN Busca Bing
Busca Google Wikipedia Correios Busca Google

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Tempo - Michio Kaku - 4 Episódios

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Nesta série de quatro episódios, Michio Kaku embarca numa extraordinária viagem pelo mundo em busca do tempo. Ele irá descobrir a nossa percepção da passagem do tempo e os relógios que controlam os nossos corpos, revela as forças do tempo que nos moldam e destroem no espaço. Irá viajar a alguns dos sítios geológicos mais espectaculares da Terra de modo a procurar pistas para a extraordinária extensão do tempo a um nível planetário. Por fim, Michio Kaku irá levar-nos numa viagem cósmica em busca do início e do fim do próprio tempo.

Episódio 1: Tempo Diário
O que é o tempo? O professor Michio Kaku, explora o paradoxo que tomamos como certo diariamente, viajando para perceber as suas anormalidades: à Califórnia para testemunhar o extraordinário sincronismo do peixe-rei-da califórnia que chega em grandes números à mesma praia na mesma janela de duas horas, e à Carolina do Norte para conhecer uma família cujo relógio biológico os obriga a levantarem-se todos os dias às 4 da manhã. Michio submete-se a um exame ao cérebro que irá revelar uma área do cérebro dedicada a detectar a passagem do tempo e, ainda mais incrível, irá conhecer um homem que não tem qualquer memória ou percepção do tempo.


Episódio 2: Tempo de Vida
Michio Kaku irá analisar as novas descobertas da Natureza e da investigação genética que sugerem que temos o potencial para prolongarmos imensamente a vida humana. Há um cientista que acredita que as crianças de hoje poderão tornar-se efectivamente imortais. Mas o que significaria a imortalidade? Culturalmente, somos moldados pelo conhecimento de que o nosso tempo é limitado, quer como pessoas, quer como sociedades. A morte rodeia-nos na nossa arte, nos nossos monumentos e na nossa música. Se alterarmos a nossa relação com a morte, será que alteramos tudo?


Episódio 3: Tempo Terrestre
Quanto tempo consegue imaginar? Cem anos? Mil? Um Milhão? Qual a ancestralidade do tempo? E qual o lugar que ocupamos nele? São estas as questões que Michio Kaku coloca neste episódio. Toda a nossa cultura e sociedade foi desenvolvida a partir de uma percepção unicamente humana do tempo, uma percepção que nos permite aprender com o passado e a preparar-nos para o futuro que irá continuar muito para além da nossa morte. A nossa consciência humana do tempo levou-nos a formular algumas das mais importantes perguntas da Humanidade. Qual a idade da Terra? Desde os cálculos de um bispo irlandês do século XVII, passando pelos segredos dos meteoritos, Michio irá obter a resposta. É uma viagem que o levará ao Grand Canyon, à cratera de um meteoro no Arizona e ao vulcão mais activo do mundo, no Havai. A vastidão do tempo da Terra leva-nos a ver as coisas de uma forma completamente nova. Coisas que vemos como constantes, sofrem mudanças ao longo do tempo, o nosso planeta, a vida e até mesmo nós. Michio explora o seu próprio passado genético ao testar o seu ADN, seguindo as suas raízes até à alvorada da Humanidade. Mas o que existiu antes disso? Há uma criatura que foi descoberta em estado latente no interior de uma rocha e que foi trazida de novo à vida passados uns incríveis 200 milhões de anos, mas as origens da vida situam-se muito para além disso. Por fim, O nosso sol acabará por morrer e o nosso planeta ficará novamente desprovido de vida. Michio irá analisar a nossa própria viagem para sugerir que, afinal de contas, poderá haver esperança para o futuro da Humanidade.


Episódio 4: Tempo Cósmico
Ao longo da história, o tempo tem sido uma das coisas que consideramos como imutáveis: um segundo em Londres é o mesmo que um segundo em Nova Iorque; o tempo move-se para a frente, e não para trás; é consistente, regular, imparável. Mas será que estas suposições estão corretas? Sir Isaac Newton acreditava que o tempo era estável e não era alterado pelo mundo externo. Contudo, a Teoria da Relatividade de Einstein veio afirmar exactamente o contrário. Einstein acreditava que quando mais depressa uma pessoa se deslocar, mais devagar o tempo passa. No último episódio desta série, o Dr. Michio Kaku escala os Alpes suíços para visitar um local que mostra a teoria de Einstein em acção. Os muões são partículas minúsculas criadas acima da Terra que possuem uma propriedade desconcertante. Só deveriam viver o tempo suficiente para percorrer algumas centenas de metros, no entanto, conseguem de alguma forma chegar até nós na superfície da Terra. Os cientistas acreditam que estas misteriosas partículas nos dão provas de que o tempo não é fixo.

Brasil pais do Futuro

  © Blogger templates Newspaper II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br